Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

terça-feira, 11 de outubro de 2011

15 anos sem Renato Russo

Legião Urbana está longe de ser a minha banda preferida ou que eu mais admiro dentro do cenário nacional. Porém, é impossível negar a influência que teve no início da minha adolescência e, tudo que nos influencia, de um modo ou de outro, nos torna a pessoa que somos.
Lembro dos meus 11, 12 anos, quando comecei a ouvir o BRock. As bandas que mais tocavam lá em casa: Engenheiros do Hawaii e Legião Urbana. A primeira segue sendo a minha favorita, mas hoje não é dia de falar de Humberto Gessinger e sim de Renato Russo.
O que ele representa no nosso BRock? Eu não sei dizer. Sei apenas falar do que ele representa para mim. Ele esteve presente no início do meu auto-conhecimento, estava lá tocando no meu rádio nos momentos de dúvida, de certezas, de crises existenciais de início de vida. Quando ouvi “Fábrica”, pensei pela primeira vez em coisas que não havia pensado antes; quando ouvi “Daniel na cova dos leões”, pensei nas várias maneiras que podem existir para se dizer várias coisas. Era sentimento expresso em música. Ainda penso nessas coisas, ainda me admiro com muitas frases escritas por ele nos anos 80/90 e tão reais 20 anos depois. O mundo e a mediocridade das pessoas continuam o mesmo.
Nesse meu caminho até aqui, parei de ouvir Legião e de gostar do Renato Russo. Não consigo ver nele um ser admirável. Acho a maioria das músicas um reflexo de toda a insegurança e instabilidade emocional que ele sentia. Mas ainda ouço de vez em quando e gosto muito de certas músicas. O último álbum foi o ápice da depressão, toda a tristeza por tudo que não havia sido estava ali.
E se querem saber, não acho que a AIDS o matou. Foi tudo por causa de um coração partido.

2 comentários:

  1. ...Com ctza, são dois músicos admiráveis, Renato Russo e Humberto Gessinger, este, por tratar problemas sociais de maneira regional, aquele, trata do mesmo tema em diversas músicas, porém, de forma mais abrangente, levando-se em conta o Brasil como um todo. Qnto a insegurança e instabilidade emocional, também as vejo, em letras de ambos, mas de uma forma diferente já que a opção sexual tanto de um quanto do outro também difere.
    Beijo Gabi.

    ResponderExcluir
  2. Legal, Gabi!
    Comentário bem centrado, na minha opinião.
    Parabéns!

    ResponderExcluir